Repetição no Instagram: chato ou necessário?

Quantas vezes você já ouviu que precisa ser repetitivo para se tornar autoridade?

Repetição no Instagram: chato ou necessário?


Quantas vezes você já ouviu de algum perfil lá no IG que você precisa ser repetitivo para ter autoridade?


Porém o que eu vejo é que faltam informações para quem as pessoas consigam de fato compreender o que significa essa tal “repetição”.


Então hoje, eu vou te explicar de forma simples o que é ser repetitivo da forma correta, porque se fizer errado você se tornará desinteressante e chato.


Constância


Em redes sociais como Instagram e Tiktok ter constância nas publicações é o princípio mais importante de todos. 

Publicar todos os dias te torna uma figura presente, te faz ser lembrado e te mantém com alcance alto. Porém, de nada adianta fazer isso de forma aleatória e sem estratégia, mas isso é papo para outro post.

Dentro da constância é importante implementar características que te tornem único e lembrado por aquilo, como um bordão, uma saudação, um estilo de comunicação visual, uma iluminação característica e/ou um assunto/tema, e é sobre esse último que falaremos hoje.


Repetir um tema não é chato?


A resposta para essa pergunta é: depende. Você precisa aplicar o que eu gosto de chamar de: RCI – Repetição de Conteúdo Inteligente.

Você não pode apresentar sempre o mesmo assunto, da mesma forma todos os dias, você deve variar em formatos, e deve esmiuçar o tema em vários micro pedacinhos.


Vamos imaginar um exemplo, pense em uma bloguieira de moda que faz vídeos de “Get ready with me”, os famosos “arrume-se comigo” que estão tão populares tanto no Instagram, quanto no Tiktok. 


Essa blogueira apresenta sempre o mesmo tema: “arrume-se comigo”. Porém sempre se arrumando para ir a um local diferente, ou usando uma peça diferente, fazendo comentários diferentes e sendo autêntica. 


É aí que está a chave do sucesso, autenticidade. Essa característica nos tonar únicos em nosso nicho, e é capaz de elevar nosso perfil como referência daquele ramo em específico.


Porque é tão importante?


A resposta por trás dessa pergunta está em neuromarketing, os seres humanos se sentem mais confortável dentro da previsibilidade. Por isso rotinas simples nos stories fazem tanto sucesso, e você pode confirmar isso agora mesmo, lembre-se daquele perfil que você ama ver todos os dias em determinado horário porque adora ver a rotina de alguém.


É confortável para nós assistir algo que já compreendemos, que já conhecemos, e nosso cérebro tende a retomar, a procurar por mais e é aí que os perfil conquistam uma audiência fiel que estão lá todos os dias.


Repetição para negócios


Você deve estar pensando: “como eu vou aplicar esse repetição para minha loja? Já me falaram mil vezes que não posso ficar postando meu produto todo dia! O que eu vou falar?” Caaaalma, nós vamos chegar lá.


O primeiro passo que você deve tomar é ter uma linha editorial clara, tenha uma lista de pequenos temas que você deve abordar partindo do ponto central do seu nicho, do seu negócio.


Por exemplo, a Meu Pitaco fala sobre marketing digital, e nossa linha editorial percorre por: Site, Rede Social, Social Media, Fotografia, Vídeos, Design gráfico, Estratégia de conteúdo, Produção de posts, Dicas de Stories…e por ai vai!


Sente por alguns minutos e discorra sobre o seu conteúdo, sobre o universo que percorre o seu negócio e tenha esses temas definidos.


Assim você terá um caminho para aplicar a repetição sem ser chato. Porque você irá tratar sempre do mesmo assunto central, porém sem parecer que não muda de assunto.


Agora, quando você for planejar seu conteúdo da próxima semana aplique a repetição de forma estratégica, e demonstre autoridade a longo prazo, conquistando uma audiência fiel.


Agora você consegue compreender o que é repetição no conteúdo?