Alma da Marca
Identidade de marca vai muito além de logo e cores.
Ter uma marca forte a ponto de ser identificada por seus consumidores vai muito além de ter um logo e cores que você usa no seu cartão de visitas e posts nas redes sociais.
Identidade de marca engloba muitos pontos que você deve planejar cuidadosamente. E hoje eu quero te levar em um processo de “autoconhecimento de marca” e assim dar um novo passo no processo de desenvolvimento de marca forte para a sua empresa.
Imagine que a identidade é a personalidade da sua marca, assim como a nossa, sabe? Imagine que ela fala, se move, se comporta, usa gírias, tem princípios, valores…tudo o que influencia a nossa personalidade. A sua marca tem a mesma coisa, e é você quem a define.
Vamos iniciar pensando na essência da sua marca, que eu gosto de chamar carinhosamente de Alma da Marca: qual o papel fundamental que ela exerce no mundo?
Você deve ser breve, autêntico e preciso. Defina em 3 a 5 palavras o que a sua marca veio ao mundo para realizar, seja sentimental e humano, pegue o seu consumidor pelo coração.
A Alma da sua marca deve conter um benefício que seu cliente recebe ao contratar o seu serviço ou ao comprar o seu produto, benefício esse que te diferencia dos outros. Ela precisa responder a seguinte pergunta:
“O que seu cliente ideal sente ao usar seu produto ou serviço?”
Com essa pergunta você também pode reparar que na sua Alma deve conter um experiência, que envolve uma vivencia, um sentimento no momento de aquisição ou pós aquisição.
E como diria Jeff Bezos: “Uma marca é aquilo que as pessoas falam quando você não está na sala”
Para afinar a frase que define a sua marca eu vou te falar 6 itens que você deve, cuidadosamente, analisar antes de bater o martelo:
- Escalável: a Alma da sua marca permite que a sua empresa cresça? Com isso eu quero dizer, ela é aplicável para possíveis extensões, aumento de produtos, serviços ou seja qual for a sua oferta? Veja a Disney por exemplo, eles seguem a mesma essência desde os filmes, desenhos, produtos físicos até os parques e resorts.
- Sustentável: Acompanhando o item anterior, a Alma da sua empresa consegue permanecer inalterada a longo prazo? Isto é, você e seus funcionários conseguem manter essa essência?
- Autêntica: Sabe aquele papo “promete, mas não cumpri”? É sobre isso mesmo, a Alma da sua empresa deve ser verdadeira.
- Relevante: O que você promete é desejável? Tenha em mente que a Alma da sua empresa precisa ter um propósito real e as pessoas precisam ver relevância nela, caso contrario não consumirão.
- Focada na Experiência: A Alma da sua empresa deve descrever parte da experiência envolvida no seu produto ou serviço. Que sentimento seu cliente terá?
- Única: Se diferenciar da concorrência está em toda a empresa, e não seria diferente na Alma. O que de fato te diferencia do seus concorrentes? Porque seu cliente deve escolher você e não outra?
Uma outra maneira de ter boas ideias no momento de identificar a alma da sua empresa é usar um modelo. Ele consiste em: Aspecto Emocional + Descritivo + Função da marca.
Vou ter um exemplo, a Alma da Disney é a seguinte Diversão (aspecto emocional) Família (Descritivo) Entretenimento (função da marca. Ou então da Apple Capacitar as pessoas (aqui o aspecto emocional está implícito, é como democratizar) por meio da (descrição de por onde eles querem capacitar as pessoas) tecnologia (função principal da marca).
Mas porque definir a Alma da sua empresa:
Conforme os dias passam, as semanas vão indo embora e os meses acabam é fácil perder o foco inicial da sua empresa, aquele que realmente te move a conquistar e ser leal ao que você como pessoa acredita.
Então, o primeiro maior benefício de se ter uma Alma definida é o foco para o futuro. E algo totalmente atrelado a isso é a direção que você, seus funcionários e futuros acionista (porque não?) terão a longo prazo.
Ela leva toda a sua equipe para o caminho certo.
O segundo benefício é a clareza para criação de campanhas e estratégias de marketing. De forma que seus princípios ficam sempre muito claros em todas as comunicações.
Isso ajuda a fortalecer a sua imagem e a conexão com seu público alvo, que já vem a sua procura alinhados com seus valores.
Atraiar mais clientes e atendê-los cada dia melhor é mais um benefício. Sim, ter clareza da alma da sua empresa garante que seus clientes se inspirem e apaixonem pela sua marca de maneira mais profunda.
Antes de finalizar atenção!!!
Alma da marca não é o mesmo que Slogan, ok? Mas isso é papo para outro post aqui do Blog.